Manaus, 7 e 8 de novembro de 2012 - A Associação PanAmazônia realizou o Seminário Pan-amazônico de C&T, Cultura e Inovação Tecnológica e sua relação com o futuro da Amazônia continental.
Mais informações no link: http://www.fapeam.am.gov.br/dimensao-cultural-da-amazonia-e-sua-relacao-com-a-cti-norteiam-debates-em-seminario/
Dimensão cultural da Amazônia
e sua relação com a CT&I norteiam debates em seminário realizado pela
Associação PanAmazônia
07/11/2012 – A dimensão
cultural da Amazônia e sua relação com a ciência, tecnologia e inovação. Este
foi o tema da primeira mesa de debates do Seminário Pan-Amazônico, que está
sendo realizado, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório da Ciência,
no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
A iniciativa é uma realização
da Associação PanAmazônia, Fundação de Defesa da Biosfera da Amazônia (FDB) e
da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi).
O evento norteia discussões relevantes sobre a expansão e inovação tecnológica com vistas de superar desafios comuns e propor ações e iniciativas coordenadas para toda a Amazônia continental.
Para o diretor-executivo da FDB, José Seráfico, o evento visa buscar a respostas de questionamentos que levam em consideração aspectos culturais e peculiaridades regionais. "É preciso uma visão panorâmica da Amazônia para tentar se aproveitar ao máximo das potencialidades que a região possui em produção de ações de ciência, tecnologia e inovação", destacou.
Na oportunidade, a diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Andréa Waichman, apresentou resultados positivos das produções e investimentos em ações de CT&I desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Fundação.
De acordo com Waichman, o Amazonas é um Estado de grande investimento e atores relevantes na área de CT&I. “É muito importante destacar que o cenário amazônico começou a mudar a partir da consolidação de sistemas públicos de ciência e tecnologia e do fortalecimento das FAPs. O que mostra que é possível investir e contribuir para o avanço de um cenário amplo e de qualidade em ciência e tecnologia”, explicou.
Estrutura do seminário
O seminário está estruturado em quatro mesas: 1) A dimensão cultural da Amazônia e sua relação com a C&T e a Inovação Tecnológica diante da necessidade do desenvolvimento sustentável no conjunto regional pan-amazônico; 2) O papel da cooperação pan-amazônica para o avanço da C&T e da Inovação Tecnológica na Amazônia continental; 3) C&T e Inovação Tecnológica e sua relação com as atividades empresariais no Polo Industrial de Manaus – um debate entre o empresariado e a academia; e 4) Desafios da inovação tecnológica para transformar o capital natural da Amazônia em ganhos econômicos.
A direção da PanAmazônia defende a ideia de que a solução para muitos desafios pode estar na própria região. Para tanto, falta criar articulação e sinergia entre os muitos atores relevantes da Amazônia continental. É de suma importância iniciar um diálogo de abrangência continental com cientistas, técnicos, empresários, entidades de classe, ONGs, governos locais, de modo a fomentar a cooperação pan-amazônica.
Os palestrantes confirmados para a edição são de vários países amazônicos e Estados da Região Norte, dentre os quais estão:
Rosalía Arteaga, jornalista, advogada e escritora equatoriano, foi Presidente da República do Equador, Secretária-Geral da OTCA, Ministra da Cultura. Atualmente é Diretora Presidente da Fundación Fidal.
Jerjes Justiniano, jornalista, advogado, político boliviano, foi fundador do Partido Socialista Boliviano, Reitor da Universidad Nacional Ecológica (UNE). Atualmente é Embaixador da Bolívia no Brasil.
José Seixas-Lourenço, Doutor em Física, foi Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), fundador da Rede de Universidades Amazônicas (UNAMAZ), Diretor do INPA, entre outros importantes cargos que ocupou. Atualmente é Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Roberto Ramos, Doutor em Sociologia, foi Reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Entre os palestrantes de Manaus, destaca-se:
Marilene Corrêa, Doutora em Sociologia, foi Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Reitora da Universidade do Amazonas (UEA).
Wilson Périco, empresário, é Presidente do Centro da Indústria do Amazonas (CIEAM).
José Seráfico, advogado, escritor, articulista, é Diretor Executivo da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera – FDB (ex-Fundação Djalma Batista)
Márcio Souza, renomado escritor e dramaturgo amazonense, autor de inúmeras obras de sucesso mundial.
O evento conta com o patrocínio da Sudam, Suframa, Bemol e apoio do Inpa, Fapeam, GIZ, UFOPA, UFRR, Seplan, Sepror e Cieam.
Para participar do Seminário Pan-amazônico basta comparecer ao local do evento. Não é necessária inscrição prévia e a entrada é franca. Para alunos universitários, será emitido certificado de participação com 16 horas de atividade complementar.
Sobre a Associação PanAmazônia
A PanAmazônia é uma entidade sem fins lucrativos ou político partidários criada com o ideal de promover a integração solidária dos povos dos oito países que compartilham a Amazônia, por meio de ações da sociedade civil organizada.
Desenvolvido por: S2 Soluções