Manaus, 10 de maio de 2018. O seminário de “40 anos do aniversário de assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), um debate sobre o futuro da Amazônia", realizou-se nesta quinta-feira na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fleam), no Centro, organizado pela Associação PanAmazônia, em parceria com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e com o Instituto de Pesquisas em Relações Internacionais (IPRI), órgaão do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Assinado em 1978 por oito países amazônicos o TCA é um Instrumento de orientação para que a cooperação regional promova ações voltadas para o desenvolvimento da Região Amazônica. Além de reforçar a soberania dos países sobre seus territórios amazônicos. O fortalecimento da cooperação regional é o principal meio para alcançar esses objetivos. O evento foi uma oportunidade para discutir sobre o destino regional e conta com a participação de palestrantes do mais elevado gabarito. Um deles é o embaixador Rubens Ricupero, que terá sua pales-tra veiculada por video.

Palestrantes

 Rosalia Arteaga; Jaime Benchimol; Embaixador Rubens Ricupero; Embaixadora Jacqueline Mendoza - Secretária Geral da OTCA, Belisário Arce,  José Seixos Lourenço - Presidente da Biotech Amazônia; Marcelo Dutra - titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); Adenauer Góes - Secretário de Estado de Turismo do Pará; Haroldo Amoras - Secretário de Estado do Planejamento de Roraima; o escritor Marco Souza, ministro Paulo Roberto de Almeida - Diretor do IPR; Jonathan Benchimol, Denis Minev, Antônio Azevedo, e Marilene Correa, representando a UFAM.

COBERTURA DA REDE AMAZÔNICA DISPONÍVEL NO LINK: https://globoplay.globo.com/v/6728608/?utm_source=facebook&utm_medium=share-player-desktop&fbclid=IwAR26IIcLm8wn0NI4WYqkiy9XFRgUCoEWgR4JzbxuKeabHnbC9R9wYGt8Q5c