Manaus, 19 de fevereiro de 2016 -  O artista plástico peruano Roberto Suárez pintou um excelente painel na sede da Associação PanAmazônia, com elementos da cultura Paracas, que antecedeu aos Incas. Os desenhos representam huacas (alpacas) em pares, umas de frente para as outras. É uma homenagem a todos os povos irmãos andino-amazônicos.

A CityColor, uma das empresas associadas da PanAmazonia doou tintas para a pintura do painel.Roberto nunca havia trabalhado antes com tinta de parede, mas acredita que um artista pode utilizar todo tipo de tinta. É preciso ousar e explorar mais o potencial das matérias primas. Ele acrescentou que todo artista deve experimentar mais, criando seus próprios materiais, pincéis e tintas usando elementos da natureza como terras, raízes e sementes.

Sobre o artista plástico: Roberto Suárez

Professor e artista plástico formado pela Universidade Científica do Peru, em Iquitos, Roberto Suárezmora há sete anos em Manaus. Veio participar de um projeto do MUSA (Museu da Amazônia) em parceria com a UEA. Após o encerramento do projeto, o artista decidiu fixar residência na cidade.