Romeu Zema é agraciado com título de Amigo da Amazônia.
Belo Horizonte, 22 de agosto de 2023 - Na manhã dessa terça-feira, a Associação PanAmazônia realizou reunião com o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, seguindo sua política de aproximar-se de personalidades nacionais que comunguem dos mesmos princípios e ideais defendidos pela entidade, em especial, ideais do liberalismo econômico e a primazia da iniciativa privada como vetor para o desenvolvimento e a prosperidade regional. Com efeito, como o Governador Zema é um dos mais importantes defensores das liberdade econômicas em nosso País, levou-se uma delegação de 12 empresários do Amazonas, Pará e Roraima para uma conversa inicial de aproximação.
Em um evento extraordinário, durante mais de uma hora, grandes empresários da Amazônia conversaram com Romeu Zema sobre economia e política. Cada um dos empresários presentes manifestou que, individualmente, estará a disposição para apoiar qualquer que seja seu futuro projeto político. (Vale a ressalva de que a Associação PanAmazônia mantém absoluta isenção político-partidária. Seus membros, naturalmente, têm suas preferências políticas contudo).
Alguns pontos da fala do Governador Romeu Zema merecem especial atenção, com o chamamento que fez aos empresários a participar da vida política, disse que o empresário "pode contribuir muito com o setor público, porque é uma cultura é diferente a nossa. Sempre olhamos eficiência, nós sempre temos preocupação com gasto, e o setor público no Brasil, infelizmente, não preza muito por isso. Então, eu vejo que a medida que mais empresários participarem da vida pública, vamos agregar muito".
Quanto a atuação de seu partido, Zema pontuou que "o foco do Novo tem de ser pela base... Precisamos eleger, ano que vem, vereadores bons, prefeitos, se possível. Daqui a quatro ou dez anos, essa base começará a galgar outras posições". Quanto a estratégia para melhorar o perfil dos homens público, Zema sugeriu ao empresários que "chamem os bons candidatos, ano que vem, para conversar dentro das empresas de vocês". Confessou ainda que, antes de decidir ingressar na vida pública, "enxergava a política como uma atividade semi-criminosas", mas, hoje, vê "que não adianta nós termos boas empresas num país que está afundado. O que recomendo a todos (os empresários) é que participem da forma que der".
Ao final da sua fala, Zema se dirigiu ao Diretor da Associação PanAmazônia e disse "Belisário, vou pedir que você formalize o convite e, desde já, confirmo que nós vamos realizar uma peregrinação lá no Norte". O evento será organizado pela PanAmazônia e a palestra será sobre sua visão do papel do liberalismo para o desenvolvimento do Brasil.
Ao término do encontro, Belisário Arce e Irani Bertolini entregaram placa, registrando a outorga o título de Amigo da Amazônia ao Governador Romeu Zema, na qual ser lê "em reconhecimento a sua dedicação e empenho na defesa do liberalismo econômico e de uma gestão competente, com menos intervenção do governo na economia e mais liberdade para investir e empreender, os mesmos ideais que acreditamos e defendemos em nossa entidade, por entendermos que só a prosperidade pode salvar a Amazônia, conservar suas florestas e possibilitar um futuro digno para suas populações. Belo Horizonte, 22 de agosto de 2023".
Os especiais agradecimentos aos empresários associados que se deslocaram a Belo Horizonte para prestigiar o encontro com o Governador Zema, em especial, ao Dr. Irani Bertolini (Empresas Bertolini) pelo apoio logístico para o transporte de parte da delegação: Adriano Espeschit (Potásio do Brasil), André Borges (Equador Energia), Antônio Azevedo (TV Lar), Davidson Aquino (Potásio do Brasil), Guilherme Souza (Critéria Investimentos), Nasser Fraxe (Cidade Transportes), Natalino Masiero (Dinâmica), Reinaldo Zucatelli (Grupo Zucatelli), Rogério Perdiz (Grupo Dedé), Saulo Marques (Amazon Postes), Yoram Yaeli (Grupo IIN).