Manaus, 27 de maio de 2019 - A Associação PanAmazônia disporá de um espaço para mostras permanentes e temporárias de obras de arte produzida por artistas de todas as partes da Amazônia continental, o que inclui áreas amazônicas da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Nesse sentido, a Associação PanAmazônia está realizando obras para instalar um ESPAÇO PERMANENTE a ser denominado CENTRO DE ARTES DA PANAMAZÔNIA, voltado exclusivamente à exposição de artes plásticas e promoção de atividades culturais da região.
A Associação PanAmazônia tem em seu acervo algumas obras que permaneceram de diversas exposições promovidas por nossa Associação. Estamos em contato com artistas para obter doações de mais obras para o ACERVO PERMANENTE.
Em 2013 e 2016, a Associação PanAmazônia realizou dois salões de artes, com a participação de artistas de todos os estados e países amazônicos, com exposição e venda de mais de 150 obras no total dos dois eventos, os quais contaram com público superior a 30 mil visitantes. Ademais, em janeiro de 2016, a PanAmazônia inaugurou um espaço para exposição de arte produzida na Amazônia continental. Em razão da falta de recursos regulares, o espaço teve de ser desativado. Mas o objetivo permanece.
É de grande importância para a missão institucional da PanAmazônia dispor de uma galeria para promover atividades culturais e artísticas com participantes dos diversos estados e países da Amazônia continental.
Cabe salientar que há uma forte pulsação artística no seio da sociedade pan-amazônica, provavelmente, resultado das mesclas infinitas que se deram entre culturas ancestrais e elementos africanos, europeus, etc. Com efeito, em toda a Amazônia continental, há uma numerosa, variada e incessante produção artística. Essa quase “compulsão” produtiva de arte regional não é valorizada e se perde. Isso ocorre porque a produção artística na Pan-Amazônia se dá à margem do mercado de arte. Tampou há articulação do processo criativo com o comércio de artes plásticas. Desse modo, a rica produção artística da Pan-Amazônia permanece desconhecida e sem sentido social. A Associção PanAmazônia pretende atuar para tentar alterar essa situação.