Manaus, 03 de setembro de 2019 - A Associação PanAmazonia entregou carta de apoio ao governo do Presidente Bolsonaro e ao Ministro Ricardo Salles, em reconhecimento ao trabalho de inestimável valor realizado em prol da Amazônia.

Ver, abaixo, texto da carta:


-------------------------------------

Ao Excelentíssimo Senhor

Jair Messias Bolsonaro

Presidente da República Federativa do Brasil

Brasília - DF

C.c.: Sua Excelência o Senhor, Ricardo Salles, Ministro de Estado do Meio Ambiente.


Ref.: Apoio à política do Governo Federal para a Amazônia.

Senhor Presidente,

A Associação PanAmazônia é constituída por indivíduos e empresas da Amazônia continental, ou seja a soma da parte brasileira e das áreas dos demais países vizinhos da região. Nesse sentido, temos representatividade de parcela da sociedade amazônica, da qual fazemos uso para manifestar, publicamente, nosso apoio a Vossa Excelência e a toda sua equipe ministerial, com destaque para o Ministro do Meio Ambiente, Sr. Ricardo Salles, pela visão clara e correta sobre o encaminhamento do tema ambiental, em perfeita harmonia com o que defendemos em nossa Associação.

No tocante à Amazônia, especialmente, compartilhamos de seu ponto de vista sobre a necessidade do desenvolvimento socioeconômico como pressuposto para a conservação ambiental. Sem prosperidade regional e sem se atribuir valor econômico à floresta é inviável estancar processos que levam à degradação dos biomas amazônicos.

Seu governo representa uma esperança para os povos da Amazônia. Por muito tempo, os amazônidas que, verdadeiramente, querem o bem para a região, acreditando que o desenvolvimento socioeconômico deva ser equilibrado com o imperativo da conservação ambiental (mas não subordinado a esse imperativo), lutaram solitariamente. Agora, vemos um forte aliado na Presidência da República e outro na Pasta do Meio Ambiente. Somos-lhe imensamente gratos.

Muitos, no Brasil e no exterior, manifestam-se constante e insistentemente sobre a necessidade de conservar a floresta Amazônica. Nunca, ninguém demonstra, contudo, preocupação com os 40 milhões de amazônidas (vinte na parte brasileira e os demais nos outros sete países da região continental) que vivem em profunda precariedade. Essas pessoas deveriam ter direito à esperança de uma vida com o mínimo de dignidade para elas próprias e para seus filhos. Seu Governo, desde o fim do regime militar, é o único que demonstra, claramente, essa preocupação com o homem amazônico.

Pelo exposto, aceite, por favor, nossas mais sinceras manifestações de apreço e de reconhecimento, extensivos ao Ministro Ricardo Salles, assim como a disposição de colaborar, no que estiver ao alcance de nossas modestas capacidades, para a consecução dos nobres e elevados objetivos de seu Governo no que se refere à Amazônia.

Respeitosamente, 

Download PDF